Palestra sobre autorresponsabilidade abre série de oficinas do IETI
Por Kukinha Kulka
É com grande apresentação que o IETI - Instituto de Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação e o seu núcleo Nuphope, deu início as OFICINAS IETI para hotelaria e pousadas.
O tema para esse início foi escolhido para trazer aprendizado e mudanças nas vidas e empresas que tenham como objetivo estar à frente do seu negócio e da sua vida.
“O Poder da Autorresponsabilidade”, ministrado pelo palestrante Adriano Cipriano, é um método para mudar as vidas e empresas. Traz grandes fontes, estudos e exemplos de que somos os únicos responsáveis pelo que somos e temos.
Dando as boas vindas aos presentes, o presidente do IETI, Jefferson Custódio, falou que o propósito do instituto é de contribuir para a melhoria e a mudança da cultura empreendedora da cidade de Penha.
São 10 oficinas com conteúdos transformadores. Os inscritos receberão novos conhecimentos, desenvolverão novas habilidades e aprenderão novas ferramentas que serão utilizadas na vida pessoal e empresarial dos hoteleiros de Penha.
O propósito do IETI é trazer conteúdos de qualidade para transformar as empresas dos empreendedores que estão disposto a pagar o preço da jornada.
Treinadores da FEBRACIS, professores universitários e mestre em gestão financeira estarão entre os professores das oficinas.
O secretário de turismo de Penha, Cleber Neumann, estava presente e na oportunidade agradeceu a mesma, reforçou o compromisso e a parceria das secretarias de turismo e desenvolvimento econômico nesse importante programa de qualificação.
Apresentação
Na sequência o palestrante fez sua apresentação. “Adriano Cipriano, filho de Deus, esposo, pai, nativo de Penha”. Veio de família humilde e hoje é um empresário de sucesso na sua vida pessoal e profissional.
Mas não veio do nada esse sucesso, Adriano passou e passa por problemas que todos tem, mas com o aprendizado e conhecimentos que foi adquirindo em cursos, livros e vídeos, está agora em uma condição de ajudar outras pessoas a ter bons resultados e isso para ele é um presente.
E assim seguiu o método do tema, que utiliza o nosso “ser e pensar” para alcançar os objetivos, visualizar, pensar, gerar os sonhos e comunicar.
O poder da autorresponsabilidade
Uma frase de impacto utilizada por Adriano é de Paulo Vieira: "Quem tem medo do ridículo, nunca se aproxima do extraordinário." E assim o método vai seguindo, entregando conteúdo e ferramentas em uma tarde muito rica.
Já no começo Adriano afirmou que o tempo para capacitação é uma riqueza que ninguém tira.
Temos uma pirâmide do indivíduo, sendo a base o “ser”, o meio “fazer” e o topo “ter”. Devemos prestar atenção na sequência e importância de cada fase, cuidar das crenças limitantes trazidas desde a infância e fazer uma reprogramação para gerar a crença do merecimento.
Perguntas em busca de respostas
Quem não lembra da frase? O que você quer ser quando crescer? E qual é o seu estado atual?
Saber quem somos e onde podemos chegar é um exercício a ser praticado diariamente, pois nosso cérebro consegue memorizar cerca de 30% de tudo o que captamos. Para isso, bons métodos são utilizados como: escrever, desenhar, repetir para si e para o espelho, comunicar para treinar o cérebro e direcionar às mudanças.
Outra questão levantada: Como está o estado atual da empresa. Qual estado que ela vai ter no futuro? Qual sonho? E quanto a você? Qual sua real identidade como empreendedor?
Siiiimmm... são muitas perguntas! Esse é o papel de um Coach Master, mais uma etapa do aprendizado de Adriano Cipriano, formado pela Febracis.
Gerar essas perguntas faz-nos procurar, com honestidade, lá no nosso íntimo, chegar ao ponto de equilíbrio na “roda da vida”. Sugiro as pessoas ativarem essa roda e colocar para girar.
Uma outra dica valiosa é: ir atrás de conhecimento, sobre algo, assunto, ou área de atuação dos sonhos. Conhecimento posto em prática é sabedoria adquirida.
Só tem resultados quem semeia. O que temos plantado? Na empresa? E em relação às pessoas que amamos? Acredite, só tem uma pessoa que pode realizar: Você!
E não esqueça: agradecer a tudo que somos e temos é o segredo.
Os presentes aplaudiram muito o sucesso da tarde, afinal ali já começaram as mudanças das empresas rumo ao sucesso. O presidente do Nuphope, Aurélio Idalgo de Souza, finalizou parabenizando o palestrante e abençoando os trabalhos.
As próximas oficinas prometem, assim como essa primeira, muitas novidades, pois “a vida começa onde a zona de conforto acaba”.
Dê a sua Opinião