Outono começa neste dia 20; confira algumas tendências para a estação
O outono no hemisfério Sul começa oficialmente no dia 20 de março às 06h01, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), trazendo mudanças graduais ao clima.
Em Santa Catarina, a previsão da EPAGRI/CIRAM aponta para um início de estação com tempo estável e ensolarado, graças à presença de uma massa de ar seco e levemente frio. As noites e manhãs serão mais amenas, mas as tardes ainda terão elevações significativas de temperatura, típico de períodos de transição. Ao longo da estação, a previsão indica chuvas irregulares, em quantidades próximas ou ligeiramente abaixo da média, além de temperaturas um pouco acima da média para o período.
Nas áreas mais altas, a redução nas temperaturas nas madrugadas e amanhecer já favorecem a formação de geadas e devem manter essa tendência ao longo do outono. Cidades como São Joaquim já tiveram as primeiras geadas, trazendo cenas que alegram o setor turístico da região. Formações de nevoeiros também vão ficar mais comuns, exigindo atenção redobrada de motoristas nas rodovias.
Durante o outono, é comum observar um aumento na amplitude térmica, com diferenças marcantes entre as temperaturas mínimas e máximas. Apesar das temperaturas mais baixas, os chamados "veranicos", dias de calor atípico, podem acontecer especialmente no mês de maio.
Além disso, a estação se caracteriza pela diminuição gradual da umidade relativa do ar e do volume de chuvas. Com isso, o clima seco e os dias mais curtos em relação às noites tornam-se evidentes à medida que o outono avança.
Para 2025, a neutralidade climática será a principal característica, ou seja, não haverá influência de fenômenos como a La Niña, que vinha atuando no resfriamento das águas do Oceano Pacífico desde o final de 2024, já está enfraquecendo e deve cessar ao longo da estação.
Dê a sua Opinião