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Parceria Público-Privada para a dragagem da Baía da Babitonga marca momento histórico na infraestrutura portuária de SC

 




Contrato histórico e investimento de R$ 300 milhões vão proporcionar atracação de navios com mais de 366 metros nos portos de São Francisco do Sul e Itapoá


No dia 21 de março, Santa Catarina será palco de um evento que promete transformar a infraestrutura portuária e costeira do Brasil. O Governo do Estado, em parceria com os portos de São Francisco do Sul e Itapoá, oficializará um contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para a dragagem e aprofundamento do canal de acesso à Baía da Babitonga. O ato, que contará com a presença do Governador Jorginho Mello, também marcará o lançamento do edital de licitação para a execução da obra, prevista para começar em 2025.


Obra de impacto estratégico e ambiental


Com um investimento de aproximadamente R$ 300 milhões, o projeto possibilitará a operação de navios de 366 metros, tornando o Complexo Portuário da Baía da Babitonga o primeiro no Brasil apto a receber embarcações dessa dimensão com carga máxima. A iniciativa também traz uma solução inovadora para a destinação dos sedimentos retirados da baía: a areia será utilizada na recuperação das praias de Itapoá, beneficiando o turismo e a população local.


“Estamos garantindo o futuro dos nossos portos e gerando competitividade para toda a região. Além disso, este é um projeto sustentável, com impacto positivo direto no turismo e na qualidade de vida dos moradores”, afirmou o Governador Jorginho Mello.


Modelo inédito de Parceria Público-Privada


A PPP envolve a colaboração entre a Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), a Secretaria da Fazenda e o setor privado. Segundo o Secretário da SPAF, Beto Martins, Santa Catarina demonstra mais uma vez seu pioneirismo ao lançar um modelo que poderá servir de referência para outros estados. “Essa é uma parceria que une forças para impulsionar o desenvolvimento logístico e econômico, com foco na sustentabilidade”, destacou.



O financiamento terá a contribuição majoritária do Porto Itapoá, que espera um aumento significativo na movimentação de cargas com a possibilidade de entrada de navios maiores. “O retorno do investimento virá do aumento na capacidade operacional e na competitividade global dos nossos portos”, explicou Cleverton Vieira, presidente do Porto de São Francisco do Sul.



Benefícios diretos para a economia e o meio ambiente


Com o aprofundamento do canal de 14 para 16 metros, a capacidade de movimentação do Complexo Portuário da Baía da Babitonga subirá de 10 mil para 16 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). A previsão é de que essa modernização gere milhares de novos empregos diretos e indiretos, além de consolidar a posição estratégica de Santa Catarina no comércio exterior.



“Com essa obra, estamos garantindo um futuro ainda mais promissor para os portos da Babitonga, que já lideram em eficiência e movimentação no país”, afirmou Ricardo Arten, presidente do Porto Itapoá.



Complexo Portuário em números


Os portos da Baía da Babitonga são responsáveis por mais de 60% da movimentação portuária de Santa Catarina. Em 2024, o Porto de São Francisco do Sul registrou 17 milhões de toneladas de mercadorias, enquanto o Porto Itapoá movimentou 1,2 milhão de TEUs, um aumento de 19% em relação ao ano anterior.


Perspectivas futuras




A dragagem da Baía da Babitonga simboliza mais do que um avanço logístico: representa um compromisso com o desenvolvimento sustentável e a competitividade. Com as obras previstas para serem concluídas em 2026, Santa Catarina se posiciona na vanguarda da infraestrutura portuária nacional, beneficiando tanto a economia quanto o meio ambiente.
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